7

eSocial

06/06/2019

eSocial: Novidades para todos os gostos? (2)

Fonte: ADM

Então, que novidades teremos no eSocial, a partir das almejadas modificações?

A primeira delas se refere à conclusão e edição da versão 3.0 do eSocial para as micro, pequenas e médias empresas “até o fim de maio”, segundo o auditor fiscal da Receita Federal, Altemir Melo, em debate na Câmara dos Deputados, dia 09/05.

Mudanças elencadas como passíveis de revisão, como algumas exigências hoje presentes nos eventos, ainda a conferir.

Segundo Melo, o ministro Paulo Guedes determinou que essas mudanças devem trazer simplificação para o programa, acrescentando que todos os leiautes estão sujeitos a revisão, focando a consecução dessa versão 3.0. Também deverão ser revistos, no sentido da necessidade de sua existência ou postergação, todos os leiautes de eventos que tenham como origem uma declaração em papel anteriormente usada, como RAIS, DIRF ou GFIP. 

Discutiu ainda o problema do paralelismo de eventos digitais, mantendo os registros em papel, nessa fase. Cita como problema, o extremo alongamento do faseamento da implantação e que deverá ser publicado um “cronograma de desobrigações”.

No mesmo sentido, em palestra na Fecomercio de São Paulo, dia 27/05, o chefe da Representação do Núcleo de Trabalho em São Paulo da Secretaria do Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação – SDIC do Ministério da Economia, Adriano Pitoli, reconheceu que existem, no programa, pontos que dificultam sua implantação por parte das micro, pequenas e médias empresas, dado possuírem menor estrutura operacional para superar essas dificuldades. 

Pitoli afirmou também que, sim, o eSocial passará por profunda simplificação, visando um efeito de ajudar as empresas a liderarem o processo de desenvolvimento através do aumento da produtividade. 

Temos como regra básica nos pautarmos por fontes com alta credibilidade e, preferencialmente por fontes oficiais. Assim, iremos aguardar a publicação da edição da versão 3.0 do eSocial para comentarmos neste espaço.

Até a próxima quinta.

eSocial? Consulte a ADM!

Dúvidas? Fale conosco. Siga-nos!

Tire suas dúvidas, siga-nos ou envie seus comentários para esocial@admbrasileira.com.br

<< VOLTAR

© Copyright 2013. ADM - Todos direitos reservados