7

eSocial

04/04/2019

Implantação do eSocial: Procedimentos básicos (8)

Fonte: ADM

O uso e a finalidade do Evento S-2220 – Monitoramento da Saúde do Trabalhador nos tem mostrado, ao longo desta série de comentários sobre SST, que essa fase de implantação do eSocial possui uma característica diferencial acentuada. Tal característica é a necessidade de interpretação de dados e de integração das áreas da empresa para se conseguir atingir o grau de acuracidade exigido e necessário na prestação das informações via eventos.

O Evento S-2220 é utilizado para o acompanhamento da saúde do trabalhador, durante o período em que trabalha na empresa, através do registro das informações constantes no ASO – Atestado de Saúde Ocupacional e nos exames complementares, eventualmente realizados a pedido do médico atendente, a partir das características expostas nos detalhes do ASO.

Exatamente essas informações, tanto do ASO quanto dos exames complementares, correspondem àquelas que até então vem sendo exigidas no PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário.

Lembremos que o PPP, nesta fase de implantação nas empresas, será substituído, eliminando-se seu formulário a partir dessa implantação. Aliás, também a CAT – Comunicação de Acidente de Trabalho será substituída na primeira vez que for emitida pelo empregador, sendo que as demais organizações/instituições que emitem a CAT deverão fazê-lo através do sistema CATWeb.

Constatando a complexa interação de eventos através da interpretação conjunta de dados, é interessante notar que esse Evento S – 2220, em conjunto com os eventos S – 1060, S – 2240 e S – 2241, formam a área de “Reconhecimento dos Fatores de Risco e Monitoramento Biológico” dentro do fluxo do eSocial, que irá geraras informações que serão enviadas ao programa.

Sobre os eventos S – 2240 – Condições Ambientais do Trabalho e S – 2241 – Insalubridade, Periculosidade e Aposentadoria Especial iremos comentar em nossos próximos posts.

Até a próxima quinta.

eSocial? Consulte a ADM!

Dúvidas? Fale conosco. Siga-nos!

Tire suas dúvidas, siga-nos ou envie seus comentários para esocial@admbrasileira.com.br

<< VOLTAR

© Copyright 2013. ADM - Todos direitos reservados