7

eSocial

27/12/2018

Empresas do 2º grupo precisam completar cadastramento até o final do mês

Fonte: ADM

O eSocial informa que as empresas classificadas no 2º grupo, aquelas com faturamento em 2016 entre R$ 4,8 milhões e R$ 78 milhões, não optantes pelo Simples Nacional e que iniciaram em julho o envio de dados para o eSocial, deverão terminar de cadastrar todos os seus trabalhadores e trabalhadores sem vínculo empregatício (TSVE) até o final deste mês de dezembro.

Informa ainda que essas empresas deverão, a partir de janeiro de 2019, iniciar o envio de seus eventos periódicos, que são os dados da folha de pagamentos.

A expectativa dos órgãos componentes do eSocial é de que, ao final dessa etapa, 70% dos trabalhadores do país já estejam com seus dados inseridos no sistema, o que significa um grande passo dado em direção ao objetivo de inserir no programa os dados dos aproximadamente 44 milhões de trabalhadores formais do país.

Outro objetivo buscado pelo sistema é centralizar em uma única plataforma, um único banco de dados com essas informações, simplificando a vida operacional das empresas, reduzindo duplicidade de trabalho, ao enviar seus eventos para os diferentes órgãos, como INSS, Receita Federal, Caixa Econômica Federal e Ministério do Trabalho, com a redução de 16 obrigações de diferentes informes.

Por outro lado, e desta forma, o próprio trabalhador poderá conferir em um único cadastro se todos os seus dados e direitos estão constando corretamente no sistema. Isto, em última instância, aumenta sensivelmente o grau de transparência e consequente confiança no relacionamento entre empregador e empregado.

Na verdade, na busca insistente e necessária do aumento da produtividade laboral do país, este pode ser um dos caminhos viáveis, mesmo que indireto, para conseguir essa melhoria de posição, neste quesito, no ranking mundial.

A ADM deseja a todos os que nos acompanharam neste ano BOAS FESTAS, Harmonia e muito sucesso em 2019.

Continuamos na próxima quinta.

eSocial? Consulte a ADM!

Até quinta!

Dúvidas? Fale conosco. Siga-nos!

Tire suas dúvidas, siga-nos ou envie seus comentários para esocial@admbrasileira.com.br

<< VOLTAR

© Copyright 2013. ADM - Todos direitos reservados