7

eSocial

25/10/2018

Implantação do eSocial: Desafios para empresas do 2º grupo (5)

Fonte: ADM

As empresas incluídas no 2º grupo de eSocial começam a se deparar com um desafio um tanto desproporcional ao seu próprio porte.

A estrutura dessas empresas, de uma forma geral, é bem menos sofisticada do que a que nos deparamos em relação às grandes empresas, do 1º grupo. É claro que essas empresas de porte pequeno ou, em alguns casos, médio possuem uma estrutura mais enxuta, atendendo, inclusive, uma demanda imposta pela necessidade de controle de custos operacionais.

Desta forma, com menor número de colaboradores e com investimentosreduzidos em equipamentos e tecnologia, sua performance possui um paradigma, um limite menos flexível no atendimento às suas necessidades.

No caso da implantação do eSocial, uma parte dessas empresas recorre à terceirização de suas atividades contábeis e trabalhistas, que não é todo o universo impactado pelo programa, através de escritórios que assumem essas funções e passam a intermediar o relacionamento entre essas empresas e o eSocial na confecção, controle e envio de eventos.

Aquelas que suportam uma estrutura interna nessas áreas encaram a obrigação de manter em dia sua rotina.Ao mesmo tempo, precisam criar um outro fluxo adaptado às exigências dos leiautes do eSocial, conciliando essas duas demandas concomitantes, mantendo, no entanto, o mesmo quadro de pessoal.

Mas, a forma de operar o fluxo de processos dessas empresas permanece inalterada, requerendo mão de obra dos envolvidos para viabilizar, na rotina do dia a dia, a entrega de documentação hábil e revisada para ser processada.

Um outro aspecto a ser considerado por essas empresas é a negociação de acordos e convenções em relação aos seus contratos de trabalho em vigor.

É nesta hora que o porte da empresa pesa (ou deixa de pesar), como veremos nos próximos posts.

eSocial? Consulte a ADM!

Até quinta!

Dúvidas? Fale conosco. Siga-nos!

Tire suas dúvidas, siga-nos ou envie seus comentários para esocial@admbrasileira.com.br

<< VOLTAR

© Copyright 2013. ADM - Todos direitos reservados